Por Bruna Nesello
Indiscutivelmente, a sua equipe pode alavancar ou simplesmente destruir o seu negócio.
E se pararmos para pensar, com todas essas mudanças do mercado de trabalho a valorização das pessoas no ambiente corporativo está se tornando cada vez mais preciosa e necessária.
Não é à toa que, em algumas instituições já foi criado um setor de Gestão de Pessoas, que está focada no engajamento dos colaboradores, ao passo que o setor de RH (Recursos Humanos) ficou tão somente como um setor estratégico, com uma visão macro da empresa e mais focada na área burocrática e administrativa.
A grande questão é que, aquela história de que a equipe é o reflexo do seu gestor nunca foi tão atual e verdadeira. É sempre bom lembrar a diferença de um líder para um chefe. Muito embora ambos estejam à frente de sua equipe e precisam tomar decisões que norteiam o negócio, existe um precipício de diferença entre eles.
O chefe busca o poder a qualquer custo e a qualquer dor. Já diria Maquiavel, “é mais seguro ser temido do que amado”. Normalmente o chefe ocupa a posição de um profissional autoritário dentro da hierarquia.
Já o líder está relacionado à inspiração. É a pessoa que lidera, mas acima de tudo cria um ambiente democrático, se preocupa com pessoas e está aberto a trabalhar com a equipe.
A equipe, por sua vez, será sempre o reflexo do seu gestor, seja ela com as características de chefe ou de líder. Portanto, se você, gestor, está insatisfeito com os seus colaboradores isso pode demonstrar ser mais um problema relacionado à forma de como você lidera do que um problema relacionado à sua própria equipe.
É importante que os sócios, administradores, gestores, coordenadores de área façam constantemente uma autoavaliação para que possam se posicionar em qual lado desejam seguir.
A propósito, você sabe o nome de todos os seus colaboradores e um hobby de cada um deles? Você faz visitas frequentes à sala dos seus liderados? Deseja um feliz aniversário aos seus colaboradores com um abraço e um sorriso? Costuma entregar aquela lembrancinha de natal pessoalmente ou sempre as deixa em cima da mesa de cada um? Esse já é um termômetro para saber se você, gestor, está mais próximo de ser um líder ou um chefe.
A grande realidade é que a palavra convence, mas o exemplo arrasta.
Portanto, é imprescindível que os gestores saibam que a razão social das suas empresas vai muito além do que um mero CNPJ. A razão social da sua empresa deverá ser sempre os CPF´s que fazem parte dela.
Sendo assim, nada mais justo do que você rever o seu comportamento de chefe para ser cada vez mais líder a fim de valorizar os corações que estão impulsionando o seu negócio.