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E A GESTÃO DE PESSOAS DA SUA EMPRESA, VAI BEM?

Por Bruna Nesello

 

Não é à toa que a gestão de pessoas está entre os principais pilares da gestão legal. Afinal, assim como diria o pensador Simon Sinek: “100% dos clientes são pessoas, 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.

Conservar uma linha mais humanizada no trabalho constitui a base da cultura organizacional da empresa, afinal, são as pessoas que empregam seus esforços e fazem a essência do negócio. É primordial, portanto, administrar as pessoas antes mesmo do capital ou qualquer outro segmento dentro das empresas.

Contudo, lidar com pessoas não é uma tarefa muito fácil, afinal, o ser humano é complexo, cheio de condições adversas diárias, exigindo uma grande flexibilidade do gestor para vencer esses desafios e trazer a melhor essência de cada ser humano para dentro de suas atribuições.

É preciso, portanto, criar uma estratégia completa, que envolva a organização em busca de desenvolvimento, capacitação e humanização para quem faz parte dela. E essa estratégica está apoiada em cinco aspectos basilares:

– Motivação: é a mola propulsora pela qual o colaborador acorda todos os dias e vai até o trabalho. É algo inspirador que o leva a crer que o seu trabalho faz a diferença na organização e que, a cada dia, ele emprega o seu melhor. Você já questionou o seu colaborador se ele está satisfeito com o trabalho que vem desempenhando? Você sabe o que motiva a sua equipe a desempenhar um trabalho de excelência no seu negócio? Estes são alguns dos questionamentos que precisam ser levantados com frequência dentro das organizações.

– Processos de Comunicação: que nada mais é do que a boa e velha arte do feedback, volte e alimente o seu colaborador de uma maneira correta e incentivadora. Se você enche o tanque do seu funcionário com o combustível adequado, certamente ele terá energia para gerar bons resultados dentro da empresa. Porém, muito cuidado com essa arte. É preciso um pouco de conhecimento (e cautela) para desenvolver o feedback, saber construir o feedback adequado é tão importante quanto repassá-lo. Estude dentro da sua organização a pessoa mais adequada para esse papel, o que certamente vai influenciar no resultado esperado.

– Trabalho em Equipe: é aqui que precisamos diferenciar o líder de um chefe. Afinal, já dizia o filósofo Confúcio, “a palavra convence, o exemplo arrasta”. Ser um líder é fundamental para incentivar a equipe. Mais do que isso, é preciso demonstrar com atitudes diárias o caminho que deve ser seguido.

– Conhecimento e Competência: o conhecimento dentro de cada organização pode ser ensinado e a competência pode ser desenvolvida. Portanto, não menospreze o início e lembre-se de que, o grande já foi pequeno um dia.

– Treinamento e Desenvolvimento: em uma empresa que incentiva a busca pelo conhecimento, todos tendem a crescer. É preciso instituir um programa de educação continuada, treinamentos internos e capacitação dos funcionários. É preciso entender que treinamentos e qualificações não são gastos, são investimentos. Ao oferecer um treinamento ou uma qualificação ao seu colaborador, além de motivá-lo a ser cada vez mais qualificado, você estará investindo no desenvolvimento do seu próprio negócio.

É sabido que alguém satisfeito dentro da organização torna-se mais produtivo. A satisfação advém de várias maneiras, porém, a principal dela é do seu reconhecimento dentro da organização.

Falando ainda em gestão de pessoas, podemos citar ainda a implantação de um plano de cargos e carreiras dentro das organizações. Se bem alinhado e planejado, ele traz inúmeros benefícios para a empresa, dentre elas, a retenção de talentos, maior engajamento dos profissionais ao sucesso da organização, um corpo jurídico sólido perante os clientes e fornecedores, economia de valores destinados à contratação para reposição de vagas, melhora no desenvolvimento para a contratação de novos colaboradores, diminuição do índice de erros na operação jurídicas, melhora no clima organizacional, dentre outros tantos benefícios.

O plano de carreira nada mais é do que a demonstração de respeito e valorização do profissional por parte da organização. É o fato desta demonstrar que a formação de cada profissional é importante para a empresa.

E para que o plano de cargos e carreira proporcione efetivos resultados, é preciso que o mesmo tenha transparência e publicidade. Isso porque, para que haja progressões na carreira, é primordial que os colaboradores sejam submetidos a uma avaliação de desempenho. Neste sentido, é fundamental que toda a equipe saiba qual é a metodologia de avaliação para a progressão de carreira, a periodicidade, e, principalmente, quais os objetivos da organização ao instituir o plano de cargos e carreiras.

Portanto, ainda que seja um desafio diário gerir pessoas, elas são a essência de qualquer escritório de advocacia ou departamento jurídico, por mais robotizado que seja. Sendo assim, a gestão deve ser adequada, pensada e planejada para pessoas.

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