Por Tatiane Canedo
Definitivamente o Jurídico deixou de ser uma área suporte para ser uma área parte do negócio ao longo dos anos. No mundo corporativo atual, cada vez mais há diretores e gestores técnicos com conhecimentos sobre gestão empresarial, os quais são responsáveis pelo alinhamento de riscos, oportunidades e operações das instituições.
Contudo, essa mudança não se revelou da noite para o dia. O Gestor Jurídico, nos processos de aprimoramento da execução de seus times, voltou-se à adoção de planejamento estratégico como forma de efetivar uma trajetória sólida, com foco na competitividade, na retenção de talentos, na manutenção e na perenidade empresarial.
Nesse sentido, convido você a pensar acerca de algumas oportunidades e pilares de gestão que podem alavancar seu departamento jurídico, proporcionando crescimento e motivação das equipes; visão de produto e entregas; e o essencial, qualidade e valor na prestação dos serviços.
– Gestão de Pessoas – retenção de talentos:
“O seu maior cliente é o seu colaborador.” Todas as entregas são feitas pelos colaboradores e a mudança do mindset, nesse aspecto, vem com o reconhecimento dos profissionais que compõem o time. Hoje o mundo corporativo preocupa-se com os relacionamentos internos, proporcionando cada vez mais ambientes acolhedores, humanos e empáticos, justamente por acreditar que colaboradores motivados e satisfeitos produzem mais e entregam melhor.
Eis aqui um grande desafio da gestão que é o de estruturar e organizar todo o pessoal, equilibrar as várias aptidões, flexibilizar pontos e oportunidades, proporcionar qualidade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, estabelecer reconhecimento e visar a um plano de carreira gradativo e oportuno.
Parece simples, entretanto, é extremamente desafiador ao gestor que deve verificar oportunidades para reter seus talentos.
– Definição de processos – diminuição do retrabalho:
A definição de processos nos departamentos proporciona maior facilidade na estipulação de metas e facilita o cumprimento dos objetivos. Os processos definem a sequência lógica das tarefas, demarcando tempos e movimentos até a efetivação da entrega. Além disso, evitam retrabalhos que tanto cansam a equipe com o aumento de estresse entre os colaboradores.
Os times precisam ter clareza para organizar, priorizar e atender, pois é justamente através das entregas que há demonstração de valor à marca, ao produto ou ao serviço ofertado. As entregas de valor são cada vez mais esperadas, especialmente, por profissionais qualificados, especialistas e conhecedores do negócio.
– Comunicação e publicidade:
Não se iludam, meus amigos! Não basta fazer uma entrega bem-feita. A entrega precisa ser vista e divulgada. Lembre-se: “Quem não é visto não é lembrado” ou “Não basta ser bom, tem que parecer bom”.
Para corroborar com esse entendimento, convido você a verificar o aumento do marketing feito por advogados e gestores nas mídias sociais, comunicando e divulgando suas entregas de valor. Seus clientes precisam ver o que você entrega. Trata-se da “venda” do seu trabalho e isso deve ser rotina em nosso meio. Claro, toda divulgação deve sempre estar em conformidade com o Estatuto da Ordem dos Advogados – OAB, em virtude de ser algo regulamentado.
Observe como os Jurídicos Corporativos modernos e atuantes investem nas buscas por premiações, selos, publicações de artigos e divulgações gerais para ratificar seu valor no mercado. Então, se o seu jurídico ainda não priorizou esse ponto, faça-o já!
Agora que você já conheceu alguns pilares de gestão estratégica que vêm sendo utilizados pelo mercado corporativo, é hora de efetivá-los nas organizações. Os benefícios serão certeiros e trarão além de entregas assertivas, uma boa imagem da instituição e construções mais seguras para a perenidade do negócio.
Pode confiar.
Tatiane Canedo