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A importância do Marketing Jurídico e por que você precisa aplicar na sua advocacia

Por Aline Rodrigues

 

Não é segredo para ninguém que o marketing jurídico tem ganhado cada vez mais espaço e destaque no mundo jurídico.

O Provimento 205/2021 explica e conceitua Marketing Jurídico:

Art. 2º Para fins deste provimento devem ser observados os seguintes conceitos:

I – Marketing jurídico: Especialização do marketing destinada aos profissionais da área jurídica, consistente na utilização de estratégias planejadas para alcançar objetivos do exercício da advocacia;

 

Dessa forma, o Marketing Jurídico surgiu com o intuito de proteger os advogados e ajudar na construção da sua autoridade e visibilidade da advocacia.

Isso se deu pelo fato de que em 2020, com o início da pandemia, muitos processos ficaram suspensos e os advogados não tinham mais a publicidade “boca a boca” e o networking do presencial para prospectarem clientes. Assim, foram obrigados a trabalhar em home office e a divulgarem o seu trabalho pelas redes sociais. O momento foi propício para a virada de chave da nossa classe.

Essa nova era digital chegou para ficar, e se hoje, você ainda não produz conteúdo nas redes sociais, está perdendo em fazer um conteúdo que seja muito agregador para a sua advocacia.

Marketing Jurídico vai além do seu conteúdo técnico e sobre Direito.

Marketing Jurídico é relacionamento! E será através de relacionamentos que você criará laços e fará com que sua audiência te enxergue de uma outra forma.

Explico: Quando você consegue alinhar o seu marketing através de publicações que constroem a sua autoridade e mostram sua expertise, sua audiência confia mais em você por entender que você tem domínio daquilo que apresenta.

Cliente contrata quem é confiável. Se houver algum ruído na comunicação, o cliente desconfiará da sua competência e acabará por contratar outro profissional. Quando você vai além do conteúdo técnico, trabalhando seu marketing jurídico alinhado à sua vida profissional e pessoal, você consegue atingir o que realmente as pessoas gostam de acompanhar. A partir desse momento, você começa a jogar o jogo da rede social, ou seja, o jogo do relacionamento.

Estamos em uma rede social, e as pessoas querem se socializar com você. Elas querem participar da sua vida, da sua rotina e dos seus bastidores. Elas querem pertencer a algo e te enxergar ao mesmo tempo como autoridade e referência.

Marketing Jurídico é muito mais do que postar sobre sua área de atuação. É sobre se diferenciar da manada, ser criativo, mostrar que domina o assunto e principalmente, é sobre se relacionar com a sua audiência. É saber se posicionar, trabalhar sua personalidade, e ser vista como autoridade através da sua jornada e bagagem. É ser lembrado por algo único da sua área de atuação. É deixar um legado não para as pessoas, e sim nas pessoas!

Quando você entender que o seu nome é o que fica na cabeça das pessoas e não o que você explicou sobre sua área de atuação, você entendeu o Marketing Jurídico e como aplicar na sua advocacia.

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 Provimento N. 205/2021. Conjur. Brasília, DF. Disponível em: < https://www.conjur.com.br/dl/provimento-2052021.pdf> Acesso em: 12 dez. 2022.

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