Por Aline Rodrigues
Você já ouviu falar sobre Storytelling?
Storytelling é a arte de contar histórias memoráveis, que cativam o seu público e faz com que as pessoas se sintam parte da sua narrativa.
Quando contamos histórias, trazemos o público para uma jornada com personagens, batalhas, desafios e aprendizados.
E como trazer isso para a sua produção de conteúdo?
Gere conexão e identificação com a sua audiência. No momento que contamos uma história, que pode ser da nossa vida ou não, mostramos através do texto detalhes dos acontecimentos, momentos dos personagens e palavras que trazem emoção.
Vamos combinar, todo mundo tem uma história de vida para contar. E quando a história traz conflitos, evolução, derrotas e conquistas, com certeza ela fica muito mais interessante não é mesmo?
Por isso, faça com que a pessoa que esteja lendo seu texto sinta uma emoção, tenha uma reflexão, fique nostálgica, triste, orgulhosa. Ou seja, você precisa despertar um sentimento para envolver a pessoa na sua narrativa.
E como fazer isso no Marketing Jurídico?
– Conte um pouco sobre a sua jornada na advocacia e como tudo começou:
Todo mundo fica muito interessado como a sua marca surgiu. E entenda, você é uma marca independente de uma logo. E a sua história já começou quando você tomou a decisão de escolher a faculdade de Direito.
Já pensou em contar como foi essa trajetória e o que você aprendeu até aqui?
– Compartilhe quem são as pessoas que te ajudaram a chegar onde você chegou:
Será que você teve ajuda de alguém para conseguir realizar o seu sonho de ser advogada? Ou será que você conseguiu realizar essa jornada sozinha, dando conta de família, filhos, trabalho e estudo?
Jornada são feitas de pessoas, e eu tenho certeza que tem muita gente que contribuiu para você chegar até aqui.
– Compartilhe erros e acertos da sua advocacia
Ninguém quer ficar vendo uma vida 100% perfeita, até por que ela não existe né? Mostre alguns desafios que você teve ao longo da sua jornada. Quando compartilhamos nossas vulnerabilidades, inseguranças e medos, a pessoa que está do outro lado da telinha com certeza se identifica muito, justamente por ter passado por algo parecido.
Pratique contar as suas narrativas.
Pensar na sua jornada, nas suas conquistas e derrotas te deixa uma pessoa mais forte e faz com que você fique mais perto da sua audiência.
Aproveita as redes sociais para mostrar quem é você, além da sua advocacia. Mostre seus princípios, crenças, valores e visão de mundo.
Tente ampliar cada vez mais a sua voz e deixe as pessoas participarem do seu processo de evolução. Isso faz com que a sua audiência admire o ser humano que você é passe ainda mais, admirar o seu trabalho.
Você não precisa expor tudo da sua vida, e sim, o que faz sentido pra você e para a sua audiência. Geralmente são as situações que todo mundo passa, vive, se frustra, cai e levanta. Mas ao final, a reflexão que fica é: você sempre estará pronta para mais uma jornada da sua vida.
Apenas continue.