Por Allana Martins
A área trabalhista é permeada por demandas de contencioso, consultivo, contratos, relações trabalhistas entre empresas e colaboradores, negociações que necessitam estar alinhadas com inovações e tecnologias para desenvolvimento dos negócios. É aqui que a área de legal operations pode auxiliar os profissionais do jurídico a potencializar seus resultados.
Estruturando um mapeamento de etapas, o primeiro aspecto é a análise da estrutura interna, times, perfis de clientes, análise de sistemas e ferramentas, custos e objetivos. Se não há delimitação do que já existe e para onde se quer caminhar, o planejamento estratégico estará prejudicado no decorrer da jornada. Os tópicos devem estar alinhados em curto, médio e longo prazo para evitar que as ações fiquem dispersas e não interligadas.
O segundo aspecto é potencializar o que já se tem e vem dando certo, assim como buscar soluções necessárias e que vão contribuir para o desenvolvimento. Sobre os pontos de melhoria internos, eles devem estar alinhados com planos de ação em metas e prazos para não fugirem do radar de demandas. As metodologias ágeis com backlog, roadmap, sprints e revisão serão cruciais nessas etapas.
O terceiro ponto (e vamos compilar essas diretrizes em três principais pontos) é sempre estar vinculado com os pilares clássicos do legal operations de pessoas, processos e tecnologia. Sem organização e comunicação objetiva e transparente, nenhuma etapa será concluída com êxito. Nessa ponta, as perguntas são essenciais para delimitar o planejamento, como: quais meus objetivos como empresa e/ou escritório de advocacia? Estamos cuidando de nossos times internos? Avaliamos os níveis de satisfação de nossos clientes? Precisamos de tecnologia para qual finalidade? Quais adequações vamos fazer nos procedimentos já aplicados? Quais riscos vamos correr em relação a investimentos e estratégicas de mercado? Quais investimentos faremos em marketing e branding? Aqui a criatividade está mais do que liberada para ser aplicada!
Ao abordarmos a temática de LaborOps, termo carinhosamente vinculado no podcast do Legalcast Mackenzie – parceiros dos Advogados Gestores – (elucidamos dois pontos essenciais para a área trabalhista: Análise de dados e redução de passivos judiciais por negociações e Acordos. Claramente são técnicas que devem ser replicadas para outras áreas, mas na trabalhista verificamos que a análise de acordo é praxe no início do rito das audiências e as estratégias de negociação serão potencializadas com a utilização de dados e métricas.
Entender a origem dos casos, delineando causa raiz por saneamento de bases, estruturação de informações, visando obter resultados mais estratégicos e eficazes, expandirá as entregas para os clientes como escopos inerentes ao negócio.
Como formas de entender o que pode ser negociado e os limites das negociações, não basta fazer estimativas de valores e percentuais de redução entre pretensão e oferta. As metodologias individualizadas das partes envolvidas, teses e riscos serão os pontos iniciais. A negociação partirá dessa humanização aliada com tecnologia para entendimento dos dados com jurimetria e parâmetros objetivos para se basearem no método.
A formalização de um acordo dependerá dos pilares anteriores para que no decorrer das tratativas as partes estejam envolvidas e engajadas com a causa. Todos têm interesses expostos e que servirão como base para as mediações. Mas ter dados concretos para utilizar como comparativos e parâmetros são peças chaves dessas diretrizes.
A negociação e os analytics vão para além do contencioso, considerando que as demais áreas também estão vinculadas às estratégias do negócio, impactando em outras esferas. Como na elaboração de contratos, aplicação de medidas consultivas e preventivas nas empresas, capacitação de times não jurídicos, organização de finanças e área contábil, sempre em alinhamento com a estratégia e eficiência.
Portanto, laborOps é amplo e com possibilidades de crescimento exponencial do jurídico. Dispondo como ponto central as pessoas envolvidas, estruturação de processos com escalonamento de procedimentos e as ferramentas de tecnologia aliadas, essencialmente pelos analytics, o foco é certeiro para expansão e sucesso.