Por Ananda Pinheiro
Dentro da estrutura organizacional dos escritórios de advocacia, independente do seu porte é indicado que, além do setor de Controladoria Jurídica, se tenha também um setor de Marketing. A Controladoria Jurídica é indispensável no auxílio das atividades jurídico-administrativas, e o Marketing é necessário para estruturar as melhores estratégias a fim de alcançar clientes. Os benefícios de mais um setor inovador no escritório ganham maiores proporções quando trabalha alinhado à Controladoria Jurídica.
Alinhar dois departamentos pode ser um desafio, mas é essencial para que o escritório de advocacia possa maximizar seus resultados atendendo às necessidades dos clientes. Para a parceria render bons resultados é necessário definir os objetivos em comum, Controladoria e Marketing devem trabalhar em conjunto com o foco em reduzir custos e aumentar a satisfação dos clientes da banca.
O trabalho em conjunto se dá principalmente com a troca de informações, momento em que a Controladoria Jurídica pode fornecer informações valiosas ao Marketing Jurídico sobre o desempenho dos processos jurídicos, prazos, resultados, quantidade de vezes que o cliente entra em contato com o corpo jurídico para sanar alguma dúvida e qual dúvida é mais frequente. Tais informações podem ajudar o departamento de Marketing Jurídico a criar campanhas mais efetivas.
A comunicação interna precisa funcionar muito bem para que a cultura organizacional do escritório não se perca no meio do caminho, ou seja, os resultados coletados pela Controladoria Jurídica devem fazer sentido ao planejamento estratégico do escritório, pois qualquer informação fora da realidade do escritório fará o departamento de Marketing montar uma estratégia que não converterá em vendas, podendo ainda acarretar em problemas contra a Ordem dos Advogados do Brasil a depender do tipo de publicidade.
Um exemplo simples de dados que a Controladoria pode fornecer ao marketing é o relatório de cadastros de clientes ativos com a data de aniversário, para que o marketing mande uma mensagem de felicitação ao cliente, um exemplo de estratégia de marketing interno que fideliza clientes.
Alinhar a Controladoria Jurídica e o Marketing Jurídico trará benefícios para toda a organização, incluindo a melhoria do atendimento aos clientes, a otimização dos processos jurídicos e o consequentemente o aumento da lucratividade do escritório.
Ananda Pinheiro.