Por Tatiane Canedo
Talvez você nunca tenha ouvido o termo “SLA”. Contudo, saiba que seu cumprimento é um potente indicador na gestão de confiança exercida pelos jurídicos corporativos.
Deseja saber mais sobre isso? Então, vem comigo!
O termo inglês Service Level Agreement (SLA) pode ser também representado por um outro termo bem conhecido na gestão, que é o Acordo de Nível de Serviço (ANS). Em troca simples, trata-se do tempo estabelecido para que sejam realizadas as entregas efetivas das demandas. Diz respeito aos velhos combinados, onde os clientes internos e o jurídico corporativo acordam os prazos, responsabilidades, direitos e deveres até a entrega dos produtos que podem surgir no formato de um parecer, um contrato, uma consulta e tantos outros.
Se pensarmos de forma simplificada, o SLA tem como ação o prazo de retorno/entrega. Todavia, se avaliado pelo ponto de gestão e operacionalização do negócio, o SLA é a ferramenta de gestão hábil para que as práticas do negócio produzam entregas de valor, permeadas de segurança jurídica e satisfação.
Então, agora ficou fácil? Não é bem assim. Estabelecer o SLA no Jurídico Corporativo não é algo fácil. Observe que há demandas diferentes, complexidades variadas, prioridades/interesses, profissionais com diversas capacidades técnicas e muitas outras variáveis que influenciarão no padrão e no prazo do serviço a ser entregue e principalmente, na qualidade da entrega.
Assim, antes de sair estipulando prazos para as equipes, estude seu negócio. Toda empresa precisa conhecer sua realidade, suas demandas, seus profissionais e seus clientes para o estabelecimento de prazos de entrega. O estabelecimento do SLA de forma técnica e aplicável, é extremamente relevante para que as expectativas e entregas estejam alinhadas, evitando-se frustrações e falta de confiança.
Estabelecido o SLA, cumpra com o planejado! Pois, se o seu efetivo cumprimento gera a gestão pela confiança, o contrário também pode ocorrer. Caso suas entregas não sejam cumpridas e/ou entregues nos prazos combinados poderá haver a quebra da confiança nos atendimentos, o que é péssimo para o negócio.
Verificada a importância do SLA, espero que você aplique essa ferramenta e colha os frutos da gestão em seus atendimentos.
Tatiane Canedo