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MATURIDADE DIGITAL X COMPETÊNCIAS DIGITAIS

 

Por Delízia Gusmão

 

O primeiro Boletim do Mapa de Governo Digital afirma que a população brasileira está cada vez mais conectada e adaptada ao mundo digital. Guardadas as devidas proporções e considerando o recorte feito da pesquisa o resultado foi positivo, mas evidenciou problemas estruturais que precisam ser enfrentados para que se alcancem níveis mais avançados de digitalização.

Os problemas identificados no Governo Digital se assemelham aos que a Controladoria Jurídica enfrenta diuturnamente, quais sejam:

  1. A fragmentação e a falta de integração dos sistemas existentes;
  2. A baixa cultura digital;
  3. A necessidade de investimentos em estruturas robustas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) para aumentar a segurança de dados e suportar os novos serviços.

Nesse cenário é possível observar que a maturidade digital se assemelha com os diversos segmentos, quer seja nos entes públicos, quer seja na iniciativa privada.

Também é possível verificar que os desafios a serem enfrentados são semelhantes, tais como:

  1. Digitalização dos serviços;
  2. Inclusão digital do cidadão;
  3. Contratação de soluções inovadoras;
  4. Patrocínio das lideranças;
  5. Segurança de dados;
  6. Transformação de sistemas legados;
  7. Adequação de processos com foco no digital;
  8. Adaptação às novas competências digitais;
  9. Retenção de times de tecnologia;
  10. Custos altos e dificuldade de acesso a recursos.

Sim, os desafios do Governo Digital são muitos, mas por outro lado as estratégias para promover a transformação digital também são grandes:

  1. Aceleração da modernização das infraestruturas de TIC;
  2. Expansão e melhoria da conectividade;
  3. Migração para serviços em nuvem;
  4. Digitalização de carta de serviços públicos municipais;
  5. Melhoria do atendimento ao cidadão;
  6. Integração e interoperabilidade dos sistemas e bases de dados governamentais;
  7. Construção de plataforma multicanais de governo;
  8. Consolidação da estratégia de transformação digital;
  9. Uso estratégico de dados;
  10. Implementação de novas tecnologias.

Como se observa, a construção de um mundo digital é desafiadora em toda e qualquer esfera, e no mundo jurídico não é diferente. Esse processo depende não somente do conhecimento avançado dos advogados e da equipe da Controladoria, mas de toda a sociedade.

Para saber o nível da maturidade digital da rede em que cada um está inserido é importante avaliar quais as competências digitais são amplamente identificadas na equipe, se essa equipe já está imersa em uma cultura digital, não só para conhecer as novas tecnologias, como para adaptar-se às novas funções e adotar a cultura de inovação.

Dentre os diversos conceitos de Competências Digitais – CD, acredito que Calvani, Cartelli, Fini e Ranieri descrevem bem o mundo em transformação digital.

Ser capaz de explorar e enfrentar as novas situações tecnológicas de uma maneira flexível, para analisar, selecionar e avaliar criticamente os dados e informação, para aproveitar o potencial tecnológico com o fim de representar e resolver problemas e construir conhecimento compartilhado e colaborativo, enquanto se fomenta a consciência de suas próprias responsabilidades pessoais e o respeito recíproco dos direitos e obrigações.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CALVANI, A.; FINI, A.; RANIERI, M. Competências Digitais na Educação: uma discussão acerca do conceito. Scielo, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/wPS3NwLTxtKgZBmpQyNfdVg/?lang=pt.> Acesso em: 17 de outubro de 2022.

Mapa de Governo Digital. Gov, 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/governodigital/pt-br/transformacao-digital/rede-nacional-de-governo-digital/mapa/boletim-mapa-de-governo-digital-2022_1a-edicao.pdf > Acesso em: 17 de outubro de 2022.

 

 

 

 

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